O comércio da Bahia deve registrar queda de 6% a 8% nas vendas de Natal deste ano em comparação ao mesmo período de 2014. A informação foi divulgada com exclusividade pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-BA) ao CORREIO no último dia 29.
A previsão foi baseada no cenário econômico do país e da região Nordeste e nos dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que estima uma queda de 4,1% nas vendas, pior índice desde a série histórica sobre vendas, em 2004.
(Foto: Tayse Argolo/Arquivo Correio)
|
Segundo o presidente da Fecomércio-BA, Carlos Andrade, as vagas fechadas no setor e a preocupação dos consumidores com o mercado de trabalho são fatores decisivos na hora da compra. “O comércio é o setor que mais sente quando há desemprego, pois a pessoa tem várias contas para honrar e deixa de consumir até mesmo itens básicos”, afirmou.
O desaquecimento das vendas no comércio não é recente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na análise sazonal da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), os negócios mantêm cenários de retração da atividade econômica. O volume de vendas no comércio varejista na Bahia caiu 12,2% em agosto em relação a igual mês de 2014. Na comparação com julho/15, a queda foi de 1,8%.
Apesar da previsão negativa, o economista Fábio Pina acredita que o consumidor não vai deixar de presentear. “Com a renda per capita baixa, não há como escapar das lembrancinhas“.
Postar um comentário
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente,opine,se expresse! este espaço é seu!
Se quiser fazer contato por email, utilize o formulário para contato.
Espero que tenha gostado do blog e que vol!te sempre