Ads (728x90)

Na igreja do Senhor do Bonfim dez missas foram realizadas para celebrar o ano novo

Turistas e devotos de Bom Jesus dos Navegantes lotaram a igreja da Conceição da Praia, na manhã desta sexta-feira (1º), para assistir à missa e participar da procissão marítima em homenagem ao santo, uma tradição que existe há 176 anos.
Com passos lentos e recém recuperada de uma cirurgia na perna, dona Maria Helena de Souza, 75 anos, arrastava os chinelos para acompanhar a procissão. A razão de tanto sacrifício era gratidão. “Sou devota de Bom Jesus dos Navegantes há muitos anos. Fiz um pedido a ele, antes da minha cirurgia. Ele atendeu”, contou dona Lene.
Devotos lotaram a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia esta manhã
(Foto: Gil Santos/ CORREIO)
A missa foi presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, que chamou a atenção dos fiéis para a renovação da fé. “É o momento de alimentar as esperanças, renovar a disposição para trabalhar com mais amor e caminhar na certeza de que Deus caminha conosco. Esse é o momento de renovar a nossa fé, de aprofunda-la, já que é a fé que dá um novo rumo a nossas vidas, se pedirmos com confiança”, afirmou. 
Por volta das 9h40 a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia acompanhou a imagem de Bom Jesus dos Navegantes até o píer da Capitania dos Portos, no 2º Distrito Naval, também no Comércio. No caminho, alguns desafios: um fio quase arranca a coroa da imagem, o desequilíbrio da caminhada fez o santo balançar, um degrau quase derruba um conjunto de devotas da terceira idade, mas no final tudo deu certo.
Para quem estava carregando o andor em que estava a imagem, a tarefa era uma benção. "Participo da festa há mais de 25 anos e tenho muito o que agradecer. Poder participar da festa é motivo de alegria pra mim e uma forma de praticar a minha fé", contou Roberto de Jesus, 60 anos. 
A imagem do santo embarcou na galeota Gratidão do Porto, sob aplausos. A partir daí, a procissão continuou pela Baía de Todos os Santos. A embarcação passou pelo Porto da Barra, cais do Porto, Monte Serrat e a Boa Viagem, onde a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem fez a recepção do santo.
Imagem de Bom Jesus dos Navegantes embarcou na galeota Gratidão do Povo por volta das 10h
(Foto: Gil Santos/ CORREIO)
A tradição surgiu em 1839, em homenagem ao padroeiro dos marinheiros. Em 1894 a embarcação original foi substituída galeota Gratidão do Povo, que faz a procissão até hoje. Todos os anos, no dia 31 de dezembro a imagem de Bom Jesus dos Navegantes deixa a Boa Viagem e segue para a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e, no dia seguinte, retorna para a Península Itapagipana. 

Postar um comentário

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente,opine,se expresse! este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por email, utilize o formulário para contato.

Espero que tenha gostado do blog e que vol!te sempre