Wesley de Jesus Cruz, 18 anos, preso na manhã desta sexta-feira (6) quando assaltava passageiros de um ônibus na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), praticou 15 roubos a coletivos no último mês. Outro homem, identificado como Kleber Neri de Almeida, 40, também foi preso e uma adolescente de 17 anos foi apreendida suspeitos de participação na ação.
De acordo com o titular do Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc), delegado José Nélis Araújo, Wesley confessou durante o depoimento integrar uma quadrilha de assalto a ônibus que atua em Salvador.
"Ele confessou a participação em 15 assaltos no último mês, mas sabemos que esse número é maior porque a quadrilha atua há cerca de um ano. Acreditamos que cinco homens integram o grupo. Wesley e Kleber foram presos, mas ainda estamos em busca dos demais", afirmou.
Avenida Bonocô é uma das preferidas da quadrilha por ter diversas rotas de fuga
(Foto: Arquivo CORREIO)
|
Modus operandi
Segundo o delegado, o grupo atua sempre com dois ou três integrantes. Eles entram nos coletivos e aguardam até que os ônibus passem por vias movimentadas para anunciar o assalto. A Avenida Bonocô é uma das escolhidas por ter diversas ruas transversais, que facilitam a fuga.
Segundo o delegado, o grupo atua sempre com dois ou três integrantes. Eles entram nos coletivos e aguardam até que os ônibus passem por vias movimentadas para anunciar o assalto. A Avenida Bonocô é uma das escolhidas por ter diversas ruas transversais, que facilitam a fuga.
Para praticar o crime, os assaltantes levam com eles uma adolescente. A polícia suspeita que três jovens façam parte da quadrilha. "A função das menores é facilitar para que os motoristas parem os coletivos. A arma usada para praticar o assalto também fica com a adolescente porque é mais fácil ela passar por uma abordagem policial sem ser revistada", afirmou.
Depois de ser preso, na manhã desta sexta-feira, Wesley informou o endereço onde estava um dos comparsas. Kleber foi preso na Avenida Luis Tarquínio, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. A polícia encontrou um revólver calibre 38 com o suspeito, e ele foi conduzido para a sede do Gerrc, na Baixa do Fiscal, onde confessou a participação em outros assaltos com Wesley.
De acordo com o delegado, os dois suspeitos têm passagem policial por assalto. Eles foram indiciados por associação criminosa, porte ilegal de arma e corrupção de menores. Wesley vai responder também por tentativa de latrocínio, por conta do crime de hoje.
Passageiro é baleado em assalto na BonocôNa ação desta sexta-feira, Wesley e uma adolescente de 17 anos entraram no coletivo na Estação da Lapa. O veículo, do consórcio OT Trans, seguia para o bairro do Doron. Quando o ônibus possava pela Avenida Bonocô, em frente à loja de ferragens Casa Eloy, os suspeitos anunciaram o assalto.
A adolescente entregou uma pistola para Wesley e os dois começaram a saquear os passageiros até que Luis Fernando Santos de Sá Barreto, 24, se recusou a entregar o aparelho celular. O assaltante tentou forçar a vítima a entregar o telefone e os dois entraram em luta corporal até que a arma disparou e acertou a axila direita de Luís Fernando. Mesmo ferido, ele continuou segurar o suspeito até a chegada da polícia.
Uma equipe da 6ª Delegacia (Brotas) passava pelo local e foi avisada pelos passageiros. "No momento, havia uma equipe do Gerrc nas imediações também e fomos acionados. A adolescente que estava com Wesley tentou fugir, mas foi aprendida ainda nas imediações", contou o delegado.
A jovem foi encaminhada para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), em Brotas. Os três homens e as duas adolescentes que também integraram a quadrilha ainda não foram presos, apesar de já terem sido identificados pela polícia. Eles moram em Sussuarana, Mussurunga e no município de Lauro de Freitas. Wesley é o único que mora nas imediações da Avenida Bonocô.
A assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), informou que Luís Fernando recebeu alta do Hospital Geral do Estado (HGE) na tarde desta sexta-feira. Ele já foi ouvido pela polícia. O caso permanece sob a investigação do Gerrc.
Postar um comentário
Postar um comentário
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente,opine,se expresse! este espaço é seu!
Se quiser fazer contato por email, utilize o formulário para contato.
Espero que tenha gostado do blog e que vol!te sempre